Vai ser com emoção

Já contei aqui da alegria sem fim de estar realizando um sonho de uma vida inteira, que era morar em outro país. Agora vou contar um pouco como está sendo esse processo pois daqui a alguns meses, quando eu estiver lá, quero ler essas coisas aqui e dar ainda mais valor a essa conquista minha e do Wesley.

Desde o início quando o Wesley viu o anuncio do recrutamento Brasil-Canadá, quando ele foi fazer a entrevista, quando saiu o resultado e finalmente até o dia de hoje, para mim, tem sido uma mistura de felicidade e stress. Primeiro pra providenciar os primeiros documentos, esperar nosso passaporte sair, enviar os documentos por fedex (caro!!!) e aguardadar o CAQ para só assim dar início a segunda etapa.
O CAQ é o Certificado de Aceitação do Quebec e normalmente demora uns 20 dias pra sair…já passamos desses 20 dias e eis que descobrimos que esse documento ainda tem que passar por uma validação em outro orgão e que o mesmo está dando uma congelada em todos os processos para Visto de Trabalho abertos… OMG, o medo de dar alguma merda começa a bater!!! Medo grande, pois estamos apostando todas as nossas cartas nisso…Como o nosso contrato de aluguel vence no fim desse mes nós já estamos vendendo todos os nossos pertences… o Wesley vai ficar hospedado na casa da Ciça e do Rafa em São Paulo e eu vou ficar aqui em Sorocaba na república que uma amiga minha da faculdade mora.
Então, como eu disse, estamos vendendo nossos móveis. Fizemos uma planilha lindinha de todos as coisas que possuímos, colocamos os preços e…e…e? Cadê que podemos divulgar? Eu com medo de divulgar aqui e acharem que estou indo embora “amanhã” e com isso acabar perdendo o estágio e o Wesley também com medo de divulgar e perder o job. Então meio que estamos fazendo as vendas por debaixo dos panos, a passos bem lentos e com todo mundo querendo barganhar o que já colocamos em um preço amigo.
Em paralelo a isso aconteceram emoções em relação a minha documentação no IFCE. O coordenador do curso não queria liberar meus documentos antes de agosto, o que atrasaria minha vida em vários sentidos. Depois de muitas lágrimas derramadas um antigo professor meu conseguiu ele mesmo essses documentos para mim e salvou minha vida. Então os documentos da antiga falcul estão “check”, só falta uma amiga minha me enviar pelos correios.
Então tínhamos dois problemas imediatos: A AMT congelando nosso processo, a venda dos móveis caminhando a passos arrastados e eis que surge mais uma bagaça pra aniquilar nossa timeline de vez: O pessoal que trabalha processando os vistos para o Canadá entrou de greve…pqp, então mesmo que a AMT libere nosso CAQ hoje, não poderemos dar entrada no visto T_T.
Momentos de tensão total…
Enfim, estamos dando continuidade aos nossos planos, de qualquer maneira vamos ter que sair do apartamento então a venda dos móveis não pode parar uma vez que não temos onde deixar tudo guardado caso dê merda em alguma coisa. Estamos economizando os centavos, contando as moedinhas, diariamente olhando as planilhas de gastos, cortando muitas coisas pois precisaremos de muito dinheiro para ir: primeiro que a passagem pra chegar lá eu e o Wesley dá próximo dos 5mil reais… existem os gastos do processo em si com visto, exames médicos e etc, iremos querer ir pra Fortaleza se despedir da familia e isso somam mais gastos…daí gastos para pagar todas as contas de cartão de crédito ou outros que ainda temos aqui, gastos iniciais ao chegar lá uma vez que teremos que alugar um lugar pra ficar, pagar calção, a compra do mais básico possível de móveis e se manter com alimentação por um mês no mínimo. Todas essas últimas coisas em dólares, sendo que ganhamos esse dinheiro em reais, ou seja, precisaremos de bastante grana.
A despedida final dos “gastos” seria uma viagem pro Rio de Janeiro que fizemos no fim de semana passado para ir ao casamento de uns amigos…mas que meu deus do céu, trouxe um preju master.

Diante de tudo isso o desespero começa a bater cada vez mais forte: não conseguir juntar o dinheiro que precisamos ( nesse momento qualquer 10 reais já é dinheiro), a documentação lá no Canadá não ser liberada a tempo, dar problema em algum exame médico… Agueeeenta coração, sinto que toda essa preparação vai ser com muita, muita, muita emoção e frio na barriga.

Outro detalhe, nessa altura do campeonato ainda nem contei pro meu pai, por exemplo. Só a minha mãe que está sabendo. Esse post mesmo vai ficar travado por enquanto, não sei quando irei divulgar.

Enfim, estou pedindo muito forte no meu coração que tudo dê certo, ainda que passando por todos esses imprevistos…que meu sonho e do Wesley se torne realidade…que a AMT libere logo esse documento, que o pessoal que faz a análise dos vistos saia da greve, que nossos exames médicos ocarram de forma tranquila e que consigamos juntar o máximo de dinheiro possível. AMÉM!!!!!!

Um comentário sobre “Vai ser com emoção

  1. Mow, tu misturou todas as siglas. O AMT é o Avis relatif au Marché de Travail (Opinião do Mercado de Trabalho). Não é um órgão do Canadá. O órgão que o processa é o Service Canada, e o AMT é que foi congelado por decisão política, depois que os fdp da RBC demitiram um monte de canadense pra colocarem indianos pagando mais barato. ( http://www.cbc.ca/news/canada/british-columbia/story/2013/04/05/bc-rbc-foreign-workers.html )
    O CAQ está correto, mas não depende do AMT, são dois documentos diferentes. O CAQ é emitido pela província do Québec e o AMT pelo governo federal. Nosso CAQ já está pronto.

    Curtir

Deixe um comentário

