A indignação agora tem nome para mim

Essa semana não têm sido a mais feliz para mim desde que todo esse processo de imigração começou. Estou me sentindo muito angustiada com alguns acontecimentos envolvendo nosso carro, nossa antiga imobiliária e outros.
Sobre o carro é uma questão que envolve família e como em muitos casos a probabilidade de terminar em problema é grande (quando era para ser totalmente o contrário). Quanto a isso estou tentando respirar fundo mas o mal estar sempre fica e o sentimento de estar no meio de dois lados também… sad…sad…sad life!!!!

O problema com a imobiliária já foi de uma natureza diferente mas que só faltou me causar um infarto tamanha a minha indignação.
Quando chegamos em Sorocaba em 2011 tivemos que alugar um lugar para ficar, claro. Procuramos via internet alguns apartamentos que nos agradassem e quando chegamos nas respectivas imobiliárias para saber o que era preciso para alugar, fomos surpreendidos por um tal de “Seguro Fiança” para quem não era da cidade. Nós nunca tínhamos visto ou ouvido falar sobre isso e a moça da imobiliária nos explicou que o seguro fiança era muito vantajoso para nós, para a imobiliária e para os donos do imóvel e que esse processo nos garantia alugar o apartamento sem a necessidade de um fiador, que nos dava cobertura 24 hras de eletricista e encanador e que quando saíssemos do imóvel poderíamos solicitar a pintura do mesmo, pois o seguro cobria.
Na época nós aceitamos fazer dessa maneira pois não tínhamos o dinheiro para pagar 3 meses de caução uma vez que estávamos vindo de Fortaleza para SP só com o pouco de grana que conseguimos juntar e ainda ia demorar um mês para o Wesley receber o primeiro salário. Explicamos essa situação para a corretora e combinamos que quando completássemos um ano nós passaríamos para o esquema de caução, pois com o seguro teríamos q pagar todos os anos uma boa $$ e esse dinheiro nós nunca mais veríamos a cor.
Passados um ano a imobiliária nos mandou um email que dizia o seguinte: “A xxxxx agora é seguradora, venha renovar o seu contrato de aluguel com o Seguro Fiança”. Imediatamente eu pensei que isso iria nos prejudicar de alguma maneira e então entrei em contato com eles para que nós migrássemos para o caução e a imobiliária não permitiu mais. Nós procuramos os donos do apartamento para tentar acertar o acordo, pois se fosse preciso nós depositaríamos 4 meses de aluguel e não 3 como é o comum e os donos do apartamento disseram que por eles não havia problemas, porém mudaram de idéia dois dias depois quando os corretores do seguro entraram em contato com eles.
Depois disso o pessoal da LBxxxx entrou em contato conosco para a renovação do seguro e frizaram tudo de bom e maravilhoso que teríamos por renovar com eles. Falaram mais uma vez sobre a cobertura 24 hras de eletricista e encanador e que quando saíssemos do imóvel poderíamos solicitar a pintura do mesmo, explicaram que o seguro ficava no nome do dono do ap pois teria que estar atrelado ao imóvel e ainda falaram: “Não se preocupem, todo mundo está trabalhando dessa maneira agora. Quando vocês saírem do apartamento poderão solicitar a pintura e aqui na região a pintura de um imóvel do tamanho que vocês estão é praticamente o valor do seguro.”
Enfim, em maio desse ano eu mandei um email para a imobiliária informando que iríamos sair do apartamento e confirmando sobre a cobertura do seguro e e perguntando o que era necessário para acioná-lo e quando eu deveria fazê-lo.
Fizemos tudo nos conformes, acionamos e seguro, entregamos a chave do apartamento, conversamos várias vezes via email sobre a pintura do imóvel e a representante da seguradora na imobiliária sempre confirmando que eu tinha esse direito, que ela já havia entrado em contato com a Mafre, que já haviam ido fazer a primeira vistoria, etc, etc, etc. Eis que segunda feira dessa semana a bendita imibiliária me liga perguntando se eu iria mesmo querer acionar o seguro e eu obviamente levei um susto pois já fazem 2 meses que eu entreguei a chave e praticamente 70 dias que eu acionei o mesmo. Eu fiquei: “como assim? eu já solicitei a muito tempo blá blá blá”.
Para minha surpresa e completa indignação e revolta a voz no outro lado da linha disse: ” É o seguinte, você enquanto inquilina não tem direito a nada da cobertura do seguro e o mesmo para você funciona apenas como fiador. Só o proprietário tem direito de acionar a Mafre e receber o que está na apólice no caso de você ir embora e dar o calote. Você pode até acionar o seguro para a Mafre, porém depois que ela fizer os reparos no apartamento ela vai te cobrar judicialmente o valor de 1400,00″.
Eu acho que nunca senti tanta raiva na minha vida. Como assim gente? depois de dois meses que eu entrego as chaves, depois de emails e mais email da imobiliária me garantindo que eu como inquilina tinha os direitos, depois de toda aquela conversinha na renovação do contrato do quão vantajoso era esse negócio para mim, ele vêm me dizer que eu não só não tenho direito a nada como serei cobrada judicialmente 1400,00 caso não faça os reparos de pintura isso faltando apenas duas semanas para eu ir embora de Sorocaba? Como assim?
Eu fiquei e ainda estou completamente revoltada com o despreparo da imobiliária que é parceira de uma seguradora e que não soube explicar como funcionava o seguro e ainda por cima me passou garantias que não existiam….ou eles não sabiam ou realmente usaram da má fé para nos fazer alugar o apartamento.
Fomos completamente ingênuos em não ter pesquisado sobre como funcionava esse seguro a dois anos, mas acreditamos na imobiliária e como era assim que as coisas funcionavam aqui, aceitamos dançar conforme a música, mas é uma falta de respeito tudo o que aconteceu e estou me sentindo enganada pela LBxxxx. Eles deviam ter nos dito que estávamos contratando um fiador e só…que se quizéssemos alugar, assim seria e não nos iludir com informações que fizeram com que não nos preparássemos financeiramente para o gasto de 1400,00 pois até onde sei eu não acho dinheiro em árvores. Eu não programei nas nossas finanças esse valor pois desde o início eu fui instruída de que o seguro cobriria a pintura e agora teremos que desfalcar nossas economias para a mudança.

Enfim, e é isso. Nada de visto…os 28 dias úteis que o VAC nos informou termina amanhã mas já perdi as esperanças. Sofro muito com a ansiedade e não consegui mudar ainda isso em mim e por conta do que descrevi acima e de mais algumas outras coisas essa semana eu estou me sentindo bem sem ânimo, sem vontade e sem esperanças.

Deixe um comentário

