comparativo IGA x Provigo

Acho que esse post talvez seja o primeiro de utilidade pública para os imigrantes aqui do Quebec que estou fazendo.
Bem, desde que cheguei aqui, organizar as compras tem sido uma confusão. Algumas vezes eu acho caro, outras eu acho barato, em outros momentos me bate um desespero por não ter o controle ainda das coisas, por não conhecer bem os supermercados e etc.
O que eu já percebi é que aqui, dependendo do “estilo alimentar” da pessoa, não se come em variedade e sim em quantidade. No Brasil eu morava em Sorocaba/SP, ia ao supermercado todo fim de semana e geralmente eu gastava de 100,00 a 120,00 reais. Lá eu comprava carne o suficiente para almoço do fim de semana, almoço do meu esposo de segunda a sexta, janta para a semana, frutas, legumes, coisas para fazer merendinhas, produtos de limpeza em algumas ocasiões e produtos de higiene pessoal em outras. Mesmo assim ocorria de precisarmos ir ao supermercado no meio da semana ou porque realmente acabava algo, ou porque sentíamos vontade de comer alguma coisa diferente.
Aqui, na minha primeira semana, fui ao supermercado 3 vezes. A primeira vez foi um desastre porque eu queria era comprar coisas diferentes e grande parte do que eu comprei foi para o lixo pois não gostamos das coisas. A segunda vez eu fiz uma compra um pouco mais consciente, mas mesmo assim achava algo estranho pois eu senti falta dos 3 tipos de iogurte, dois tipos de queijo e etc… Explicando melhor: eu comprei iogurte, mas a embalagem do mesmo era tão grande que não dava pra comprar iogurte de morango e banana. Tinha que ser ou um, ou outro, caso contrário ia estragar. Na terceira vez que eu fui ao supermercado na mesma semana, fiz uma compra ainda melhor.
Em Sorocaba eu sempre ia ao Extra. Existiam duas opções para mim: Extra ou Carrefur. Comprar em mercadinho de bairro não dava pois era muito caro.
Aqui, só fui em 3 redes que são as que tem em todo lugar: IGA, Metro e Provigo. Existem outras, mas ainda não fui porque é muito longe de onde moro e aqui, fazer as compras sem um carro e tendo que carregar peso, pode demorar uma tarde inteira.
Enfim, dizem que esses 3 citados são os mais caros, e que o IGA era o mais caro de todos. Fiquei bem confusa pois de todas as compras que eu fiz até hoje, as mais vantajosas aconteceram no IGA. Lá eu sempre sentia que estava levando mais coisas e pagando menos, quando eu comparava com as minhas compras feitas nos outros locais. Porém, conversando com os poucos brasileiros que conheço aqui, os mesmos sempre diziam: “Mas o IGA é o mais caro e o Provigo é o mais barato”. Decidi então dar mais uma chance ao Provigo. Fui lá no último sábado e saí de lá “fumando numa quenga” porque achei que comprei pouquíssimas coisas e a conta deu alta. Somando as carnes e os impostos, deu mais de 90,00 CAD. Não me conformei com o valor, então fui no IGA e montei uma planilha comparativa para saber em qual dos dois eu teria pago menos para aquela compra específica.

custoss

Vocês podem ver que os preços são bem parecidos. Então não adiantou muito a chateação. Se eu tivesse feito a mesma compra no IGA eu teria pago um pouco mais por conta até do preço das carne (que aqui são muito caras em qualquer supermercado) e também porque no Provigo eu encontrei alguns itens em promoção.
No fim das contas dá para se ter uma noção do preço das coisas, do que dá para comprar.
Gostaria só de ressaltar que algumas coisas da lista acima possuem embalagem grandona como o molho de tomate onde as duas garrafas somam praticamente 1,5l de molho, a geléia que tem 500gr, o cereal que tem 700gr, o suco de laranja que tem 1,75l cada caixa e o cottage que tem 500gr. No Brasil até pode ter embalagens de tamanho semelhantes, mas provavelmente o custo é maior para se ter a mesma quantidade. Lembrando que não pode converter, pois aqui ganha-se em dólar e gasta-se em dólar. No Brasil ganha-se em reais e gasta-se em reais, então é 1 para 1. Se meu salário aqui é 1000 dólares, por exemplo, e eu vou comprar um pote de géleia de 500gr pagando 2,50 CAD, eu estou tirando 2,50 dinheiros do meu montante de 1000 para levar para casa 500gr da minha geléia. No Brasil a géleia da marca mais barata no supermercado Extra, que era o que eu costumava fazer as compras, o pote com 230gr está custando aproximadamente 6,60 reais. Ou seja, eu estou tirando 6,60 “dinheiros” do meu montante de 1000 dinheiros para levar para casa uma quantidade inferior de geléia.

Enfim, espero que o post tenha sido esclarecedor de alguma maneira. Sempre eu eu puder e a medida que eu conhecer melhor os supermercados daqui, vou tentar fazer esse comparativo. É bom que dá para ter uma noção do preço daquilo que é indispensável para você.

5 comentários sobre “comparativo IGA x Provigo

  1. O suco de laranja tb tava de promo no Provigo. Acho que no geral os precos parecem ser os mesmos. Com certeza no IGA teriamos escolhidos outras coisas de promocao. Nao da pra simplesmente dizer que o IGA eh mais caro e pronto.

    Curtir

  2. Legal o seu comparativo, eu recomendo o Maxi e o Super C como os com melhores preços. Infelizmente eu acho que o Maxi é o mais longe, mas tem um perto do metrô Radisson. O Super C você encontra com mais facilidade. Às vezes vale a viagem, já achei carne moída no Super C, por exemplo, pela metade do preço do Provigo.

    Curtir

    • Paula, vc mora em Montreal? Eu moro em ville de Quebec. Acho que aqui só tem um super C e eh longe pra dedeu. Tambem me falaram para nao comprar carnes la, pois a qualidade eh horrivel . Ainda nao fui para ver mesmo como eh. Quando eu conseguir ir, coloco aqui minhas impressoes. Obrigada pelas dicas

      Curtir

      • Moro em Montreal, sim.
        Sim, alguns super C sao ruins pra comprar carne. O ideal é procurar aqueles que tem mais circulação, assim a comida tende a ser reposta com mais frequência. Os mercados chinese (não sei se tem mtos por aih) tambem costumam ter carnes boas e baratas.

        Curtir

Deixe um comentário

