Montréal

Montréal. O que pensar? Montréal talvez seja a cidade aqui do Quebec que mais receba imigrantes e que talvez tenha a maior diversidade cultural. A mais “badalada” eu também me arrisco a informar. Minha ida para lá não foi regada de empolgação. Primeiro porque eu fui basicamente para resolver um problema pessoal, segundo porque eu passaria apenas um dia e meio e terceiro porque foi em um fim de semana bastante frio. Como eu falei anteriormente eu fui para lá de trem e chegamos e por volta das 21:30, logo não deu para sair e fazer algo diferente no sábado… foi só chegar, ir para a o ap do nosso anfitrião e ir dormir.
Como íamos precisar pegar o metrô várias vezes nesse 1 dia e meio + o fim de uma noite, decidimos comprar o cartão para 3 dias e não nos arrependemos pois o mesmo faz integração com as linhas de ônibus e metrô e na metade do primeiro dia o que pagamos já havia sido compensado, digamos assim.

DSC_0105

No dia seguinte acordamos cedo e traçamos um pequeno roteiro. Nosso desejo era ir para o Mont Royal, em seguida para a Biosfera e depois nos encontrar com o nosso amigo para fazer algo de noite. Estava fazendo um frio desgramado com sensação de -32 graus e eu confesso que nessa altura do campeonato a minha lua de mel com o inverno já acabou e estou bem cansada de todos os preparativos para ficar ao ar livre e do frio congelante que sinto nos pés não importa o quanto eu me proteja. Enfim, como não estudamos o roteiro direitinho, conseguimos na primeira tacada pegar 4 ônibus errados e de integração em integração a paciência acabou tão rapidamente quanto o frio que sentimos por passar tanto tempo fora e só chegamos no nosso destino praticamente duas horas mais tarde que o planejado.
Chegando la no Mont Royal fomos correndo para uma cabana que tem por lá para tentar aquecer nossos pés. Não sinto muito frio nos braços e pernas, mas o frio que sinto nos pés compensa tudo (de forma negativa). Achei a cabana bem aconchegante e passamos um tempinho por lá aproveitando o ambiente e tomando chocolate quente.

DSC_0034

DSC_0047

DSC_0048DSC_0037

DSC_0043

DSC_0045

DSC_0046

DSC_0051

Em seguida subimos mais um pouco para chegar até um lugar onde podemos ver a cidade toda e é realmente muito bonito. Lá tem também um casarão e encontrei pessoas de todos os lugares e escutei as mais diversar linguas, inclusive português.

DSC_0057

DSC_0062

DSC_0064

DSC_0067

DSC_0068

Nosso desejo era em seguida ir para a Biosfera pois naquele fim de semana a entrada seria gratuita, mas como toda falta de organização é pouca, nos confundimos e fomos parar no Biodomo. Esse não era o nosso desejo pois queríamos fazer apenas programas free e para entrar no biodomo era preciso desembolsar algumas rainhas elizabeths. Para não perder o passeio nós acabamos dando uma voltinha no planetário que fica logo ao lado.

DSC_0078

DSC_0080

Passamos um bom tempo no planetário e lá a disposição acabou completamente para enfrentar mais saídas e fomos direto para casa.

No dia seguinte nós fomos resolver nossos problemas e corremos para ir finalmente na biosfera, pois nosso trem partia rumo a Quebec novamente as 15:00. Nesse dia teve tempestade de neve e estava horrível pra ficar andando pra lá e para cá com as nossas mochilas pesadas nas costas. Chegando no nosso destino a alegria do pobre durou pouco pois a biosfera estava fechada… kuen kuen kuen.

DSC_0088

DSC_0090

De lá fomos tentar salvar o nosso dia indo em um mercadinho que vende produtos brasileiros. Pelo menos isso deu certo e conseguimos comprar guaraná antártica, massa para pão de queijo, biscoito bono e moça fiesta. Infelizmente não tinha nescau.
Finalmente partimos para a estação de trem para voltarmos para casa.

DSC_0095

DSC_0102

DSC_0103

DSC_0104

Eu acho que pelo fato de estar frio demais, ter acontecido tempestade de neve e ter sido corrido e confuso, Montréal não me encantou a primeira vista. Na verdade eu senti um “deja vu” em relação a São Paulo quando de trata de mendigos (vi demais) e alguns lugares meio sujos e esburacados. Agora fazendo um comparativo com São Paulo, o metrô de SP dá de 1000 a 0 no de Montréal.
A cidade não deixa de ser bonita, claro, na verdade a cidade é linda em muitos aspectos e com relação ao francês/ingles das pessoas no meio da rua o que eu mais escutei foi inglês ou qualquer outro idioma, mas nos restaurantes e outros lugares do tipo sempre nos atendiam com francês.

Quero voltar na cidade no outono. Tenho certeza que minha impressão vai mudar bastante. E quero voltar com mais tempo e dinheiro para poder aproveitar fazendo o máximo de programas diferentes possíveis.

Anúncios

4 comentários sobre “Montréal

  1. Eu ainda não fui morar, nem visitar os países desenvolvidos, mas cada dia que passa tenho mais vontade de continuar pelo Brasil, o calor aqui tá grande, mas aí é que eh bom passear, sair de casa, pegar vento, ir na praia, a piscina aqui do prédio parece o SESC de tanta gente..kkkkkk Só dá vontade de morrer ter que andar de roupa social ao meio dia. Adorei essa biosfera ai oh! Acho que eu nem precisava entrar, só tirar umas fotos tava bom. A gente ficou na dúvida se no Canadá tem achocolatado ou se só não tem Nescau.

    Curtir

  2. Nossa quantas fotos lindass!!! Inicialmente pensávamos em ir para Montréal pois meu noivo é da área de TI e aparentemente lá tem mais vagas, mas temos ouvido e visto muitos pontos negativos sobre a cidade. Outra coisa que nos incomodou foi que no site oficial de Montréal eles não mostram as informações sobre os bairros “anglófonos”, parecia uma divisão por línguas! Mas não consegui encontrar mais informações sobre isso.
    Um Abraço

    Curtir

    • Oiiii.. Então, pelo que eu sei de alguns amigos, a média salarial para a área de TI em Montreal é maior. Com relação a bairros anglofonos eu nao sei dizer. O que eu sei é que lá é bem ias evidente a quantidade de imigrantes. Tem gente do mundo todo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s