resumo dos 3 últimos meses

Esses últimos 3 meses foram muito intensos em relação ao francês. Quando eu cheguei aqui no Québec, quem acompanha o blog está careca de saber, eu não falava nadica de francês, então quando eu me matriculei em um curso obviamente eu iniciei no débutant A. Depois de 3 meses terminei o primeiro módulo e passei para o B, mas com apenas duas semanas no nível B o professor achou que eu estava mais avançada que minha turma e me promoveu para o débutant C. Eu, claro, aceitei o desafio pois imaginei que essa “promoção” me ajudaria a evoluir mais rápido no idioma, o que no fim das contas não foi lá essas coisas todas, mas na segunda-feira começam minhas aulas no intermediário e isso está me dando uma empolgação maior.
Eu já entendo praticamente 100% do que os professores falam em sala de aula, o problema é quando eu vou para a rua e preciso falar com as pessoas daqui. Todo mundo sabe que o que aprendemos nos cursos de línguas é bem diferente do como a língua é falada no dia a dia pelas pessoas que usam o idioma como língua materna. As pessoas não falam como aprendemos nos cursinhos… o sotaque é diferente, existem muitas gírias, muitas expressões, as pessoas falam rápido e tudo mais, então quando eu estou em uma parada de ônibus, por exemplo, e escuto as pessoas conversando entre si, meu nível de entendimento cai drásticamente e em alguns casos chega a zero. Kidó de mim!!!

Esses 3 últimos meses também foram intensos porque eu mudei para um apartamento só meu e do Wesley, fato que já devo ter comentado aqui, e a correria para mobiliar o ap (o que resultou em grana curta) somado ao cansaço do inverno e alguns problemas pessoias, me desanimou e não fiz praticamente nada de interessante do início do ano para cá. Para completar nos últimos dois meses eu tenho “sofrido” com algum problemas de pele e meu rosto está sendo o mais afetado. Como o frio está diminuindo cada vez mais, minha pele tem ficado enlouquecidamente oleosa e muitas espinhas loucas estão aparecendo. Eu tinha feito planos de gravar vídeos essa semana, mas fui presenteada com um nariz de palhaço e não tem maquiagem no mundo que disfarce, logo, estou com vergonha de gravar para vídeos para o meu pequeno e humilde canal no you tube.

Então, mudando de assunto, sexta passada foi o último dia de aula do nível débutant C e para variar, fizemos uma festinha de despedida. Não tem regime que aguente o ritmo de festas no curso onde eu faço francês, pelo menos umas duas vezes por trimestre fazemos uma espécie de buffet dos continentes, onde cada pessoa da sala deve levar algo típico do seu país. Dos 12kg que eu ganhei durante o processo de imigração eu perdi apenas 3kg fazendo aquela dieta Dukan, a qual eu tive que parar pois fiquei doente, e mesmo indo para academia no mínimo 3 dias por semana ( o que é pouco, eu sei) perder peso novamente está sendo cada vez mais difícil. E as tantas festinhas no curso também não ajudam ,ne?

lj1

lj2

lj3

lj4

lj5

lj6

lj7

Pela primeira vez algo que eu levei para uma festinha fez sucesso. A receita da vez foi salpicão e a maioria da sala gostou.
Pra variar eu não lembro o nome dos pratos que foram servidos, só sei que eu comi intestino de porco como desafio gastronômico…hsaushauhsua

Essa semana as temperaturas deram uma melhorada bacana. A neve está derretendo, não preciso mais sair usando casaco nem bota de inverno e meu humor vai melhorando a medida que eu posso ir usando vestidinhos, mesmo que com uma grossa meia calça por debaixo.
Mal vejo a hora de fazer pelo menos uns 15 graus para eu sair com gosto e ir com o Wes fotografar a cidade. Por enquanto seguem fotos aleatórias protegidas da frio.

lj8

lj9

lj10

lj11

Dizem que essa semana vai ter um dos dias que vai fazer 20 graus e dizem também que na proxima quarta-feira poderá nevar 40cm de neve.
Esperar para ver.

Deixe um comentário

