Minha folga/Mon congé

Ontem eu tive folga no trabalho e tirei o dia para descansar. De manha cedo fui para a academia, depois dei uma voltinha no shopping e fiquei namorando coisas que eu quero comprar. No caminho de volta para casa, mesmo fazendo muito frio, eu tentei tirar algumas fotos da paisagem com o celular.
E o inverno continua firme e forte provavelmente por mais uns dois meses. A paisagem com a neve é muito bonita, mas também adoro a paisagem da primavera, do verão e do outono.
Hier j’ai eu un congé au travail et j’en ai profité pour me reposer. Le matin je suis allée au gym et après ça je suis allée au centre d’achats et je me suis enchantée avec certaines choses que je veux acheter. Sur le chemin de retour chez moi, j’ai essayé de prendre quelques photos du paysage avec mon cell.
Et l’hiver reste encore fort probablement pour environ deux mois. Le paysage avec la neige est vraiment beau, mais j’aime aussi le paysage au printemps, en été et à l’automne.

IMG_0260
Quando faz muito frio o céu fica lindo. O azul fica uma coisa linda de se ver e o sol brilha bastante. Acho isso muito curioso.
Quand il fait frette, le ciel devient joli. Le bleu du ciel est beau à voir et le soleil brille beaucoup. Je trouve ça tellement curieux!

IMG_0263
Neve acumulada nas calçadas e árvores sem folhas.
De la neige accumulée sur les trottoirs et des arbres sans feuilles.

IMG_0264
No inverno do ano passado nevou bem mais. As vezes eu olho para a neve acumulada e penso que praticamente não nevou.
Pendant l’hiver de l’année passé il a beaucoup neigé. Des fois je regarde la neige sur le trottoir et je pense qu’il n’a presque pas neigé.

IMG_0265
Quando esquenta um pouquinho a neve derrete, porém logo volta a fazer frio e com isso se formam essas placas de gelo super perigosas.
Quand il fait un petit peu chaud, la neige fond. Pourtant, le froid revient tout de suite et après ça ces plaques de glace très dangereuses se forment.

IMG_0266
A caixinha do Post Canada com neve por todos os lados.
La boîte aux lettres de Postes Canada et de la neige partout.

IMG_0256
Não é neve, mas é meu pijama lindo de unicórnio e eu queria mostrar para vocês. Dormir no inverno é muito mais fofo *____*
Ça ce n’est pas de la neige, mais c’est mon beau pyjama de licorne et je voudrais vous le montrer. Dormir pendant l’hiver est beaucoup trop plus cute *____*

Vou tentar escrever meus textos em francês e em portugues para praticar. Eu quero escrever sempre em francês pois eu acho que isso vai me ajudar a aprender mais. Observação: eu estou aprendendo, então é verdade que cometerei muitos erros.

Je vais essayer d’écrire mes textes en français et en portugais pour les pratiquer. Je veux écrire toujours en français car je crois que ça va m’aider à apprendre plus. Note: J’apprends, donc c’est vrai que je ferai beaucoup d’erreurs.

4 comentários sobre “Minha folga/Mon congé

  1. Olá, Raquel.
    Estava euzinha zapeando pela blogosfera e caí aqui no Chez Raquel. Estou encantada com seu bloguinho. Que capricho! Fotos lindas e um texto gostoso de ler. Já fucei até…rs!
    Estou chegando a nove meses de Québec e me sinto cada vez mais perdida, principalmente no quesito profissional. E mesmo assim sinto que foi a melhor escolha da minha vida.
    Enfim, parabéns pelo seu blog e boa sorte nas terras do norte!
    Abraços!
    Nilian

    Curtir

    • Oiiiiii Nilian, tudo bem??
      Vc ta aqui em Ville de Quebec?
      Entao, estou mto perdida tbm… mas uma hora nos encontramos ne? Temos que sempre ter a consciencia que estamos iniciando uma nova vida do zero…entao as coisas nao acontecem de uma hora pra outra.
      Obrigada pelo elogio e por ter gostado do blog. Normalmente eu escrevo pros outros, mas sentindo que eh so pra mim, pois sempre acho que ng vai “me ler” de vdd.

      Abraçao!!!

      Curtido por 1 pessoa

      • Somos vizinhas. Moro do outro lado do rio, em Charny, pertinho da ponte de Québec. Acabei minha francisation na Laval na semana passada. Agora tô igual barata tonta, tentando escolher um caminho. Sou formada em Letras e Comunicação Social, ou seja, nada. kkkkkkkk Estou pesquisando alguns cursos nos Cégeps e na própria Laval. Paralelo, estou em busca de emploi alimentaire, pois a grana que se traz do Brasil evapora rapidinho. E vamo que vamo… Boa semana!

        Curtir

      • Trabalho com uma menina que mora em Charny tbm.
        Vc ja é rp, ne?

        Enfim, vamo que vamo msm. Qq coisa grita daih, pq aqui a gente se ajuda!!.
        Boa semana!

        Curtir

Deixe um comentário

